A Biblioteca de Babel

20-05-2016 22:56

A BIBLIOTECA DE BABEL

 

Nesse conto de Jorge Luís Borges, o que podemos notar de mais relevante é a Biblioteca como algo imcompreensível, inútil, incoerente, de maneira que ninguém consegue decifrar seu conteúdo.

Nela, tudo fica registrado sem critério, o que dificulta o acesso às informações. Não há qualidade nas informações contidas em sua infindável memória.

Essa biblioteca, perfeita em seu projeto geométrico, com  suas galerias hexagonais invariáveis e a disposição de seus livrostodos iguais e predefinidos, nos leva à  crer numa perfeição exata, eterna e interminável.

Então, perguntamos:

- Porque essa obra perfeita¹ é colocada nas mãos de "bibliotecários imperfeitos?" De peregrinos cheios de cobiça, de inquisidores desajustados ou purificadores que eliminam obras inúteis?

- Porque as galerias² tão perfeitas possuem balaustradas baixíssimas, "e que não possuem grades ou vidros" para protegerem seu conteúdo, presumidamente precioso?

- Porque fora da biblioteca³ nada existe, além de "sepulturas no ar, que se dissolvem no vento"?

Essas e muitas outras contradições podem ser encontradas no texto de Borges. Numa crítica mais profunda, o texto pode ser avaliado como uma metáfora da sociedade da informação da nossa atualidade. Hoje, a internet registra, sem discriminação, tudo que lhe é informado. tem uma enorme capacidade de memória, mas não há qualidade nessas informações.

A máquina só recebe, não processa. Hoje, a memória, na informática, é infinita, se aloja numa nuvem, como os livros de uma biblioteca.

Alguém já disse que: "a memória é um despejadouro de lixo". Na internet, as informações não passam de um vasto museu, onde há de tudo, mas nada se liga a algum tipo de aprendizagem.

Vejamos sua definição, nos versos de João Cabral de Melo Neto:

"Esse museu de tudo, é museu

como qualquer outro resumido.

Como museu, tanto pode ser

Caixão de lixo ou arquivo"

 

 

¹ Contraponto entre perfeito e imperfeito.

² Contraponto entre segurança e insegurança.

³ Contraponto entre eternidade e efemeridade.

Nota: na essência do texto, encontramos uma completa incoerência - que é a qualidade ou condição de incoerente, ação, afirmação ou pensamento que está em desacordo com outras ações ou pensamentos da própria pessoa. Incoerente, no sentido de em desacordo, contraditório.