Buscando o Conhecimento

02-06-2016 14:53

Exercício a Biblioteca de Babel - parte 2

 

Onde estou? Portas de galerias abrem-se e fecham-se soltando monstros com línguas de fogo, unhas afiadas que me impedem a passagem. Aperta-me o peito, o coração sangra. No delírio subo as escadas com espelhos deformando minha imagem assustada deixam-me ainda mais zonzo. Tento me esconder nos enormes livros com capas pretas, mas de lá saem bailarinas que num lúgubre balé me apertam com suas negras vestimentas, suo, suo, . A cabeça gira, gira...

Tomos empoeirados e enigmáticos apresentam vãos enormes que não levam a lugar nenhum. Não compreendo o idioma grito e ninguém me ouve, pois, os sons desagradáveis me sufocam. Meus olhos não decifram a escrita. Luz insuficiente, símbolos esquisitos, garatujas às vezes enormes outras minúsculas outras vezes ilustradas e mágicas. Anjos cansados do alto tentam me proteger. Enquanto uns me protegem outros me assombram. Confusão mental.

Percorrendo as salas hexagonais cheguei ao topo.  Acho que perdi os sentidos porque despenquei e caí sobre um enorme livro com capa aveludada de cor cinza e marrom que enunciam o conteúdo cheio de tristeza e dúvida. Abro os olhos e ao recobrar a consciência discuto com a figura da capa. 

_ Borges, Borges porque me permitiu entrar na sua loucura?

_ Nela mergulhei, sofri, gritei, mas finalmente entendi.

_Você que no seu delírio, consumiu anos a fio organizando a sua BIBLIOTECA DE BABEL.  Apesar do seu ceticismo, com os olhos da alma na prateleira do Universo justificado você finalmente conseguiu encontrar o Grande Livro. O autor? Deus.