Nossos sonhos

26-04-2016 14:05

Nossos sonhos

 

Por que vivemos,  durante o sonho, as vezes, episódios muitos alegres,  outras vezes situações apavorantes que nos fazem acordar sobresaltados?   Por qual motivo,  muitas vezes falamos em voz  alta e até  gritamos durante o sono que deveria ser o período de descanso para nosso corpo, portanto  totalmente  calmo,  sem nenhuma manifestação de  bem-estar, alegria e  muito menos,  medo e pavor?  

É um verdadeiro enigma que nos faz dormir 1/3 de nossas vidas para revigorar e termos disposição para cumprir todas as tarefas  que nos aguardam  no resto do tempo? 

Será que inconcientemente encontramos a solução de nossos problemas durante o sonho para podermos realiza-las num futuro próximo ?

Tantos cientistas já se ocuparam com este  misterio da vida, mas todos terminam em suposições, sem nenhuma certeza. Sigmund Freud,  neurologista e  pai da psicanálise, já no início do  século retrasado, escreveu sobre os sonhos e seus pseudo-significados , tais como  fantasmas mentais, ou desejos não realizados, porem tudo  supondo.

Será que o sonho alegre existe para nos guiar em nossa vida, e talvez o pesadelo para  castigar-nos  pelos atos vís cometidos involuntariamente?

Se for assim, podemos considerar o sonho como um olho da vida, que presencia tudo que fazemos ou que queremos  ignorar,  pois a visão nos facilita em todas nossas tarefas  e é,  a meu ver,  o  mais importante  dos nossos cinco  sentidos.