O sonho é o olho da vida

11-05-2016 15:07

O SONHO É O OLHO DA VIDA

 

 

Caminhavam o sábio e seu discípulo pela estrada, quando o jovem aprendiz perguntou:

- Mestre, o que é o sonho?

Sem responder, o sábio continuou caminhando, até que chegaram às margens de um riacho. Sentados sob a sombra de uma grande arvore, o jovem voltou a perguntar:

- Mestre, o que é o sonho?

- “O sonho é o olho da vida”.

O discípulo ficou pensativo por alguns instantes, tentando entender o que havia ouvido. Como poderia o sonho ser o olho da vida se para caminhar usava o par de olhos que lhe permitiam a conexão com o seu mundo? Como poderia ser o sonho o olho da vida se eles aconteciam somente quando o sono o abrigava?

- Mestre, perdoe a minha ignorância, mas não entendi o que me disse.

- O sonho1, jovem, é um conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam a mente durante o sono Mas não quero que você o olhe desta forma. Quando lhe digo que o sonho é o olho da vida, digo para que você olhe de fora para dentro e veja aquele conjunto de imagens, lembranças ou impulsos que estão ali para formar os seus ideais, as suas metas de vida. Não há necessidade do sono para que ele nos ocupe a mente.

- E como consigo entender os meus sonhos?

- Você não deve se preocupar em entendê-los. O sonho faz parte de um enigma e será sempre uma ponte ligando os seus desejos de vida ao que se realizará. Por isso tenha sonhos, mas não apenas um. Entenda que eles somente acontecerão se realmente puderem ser realizados.

- E o senhor mestre. O que sonha?

- Eu sonho apenas viver mais. Compreender os mistérios que fazem com que muitos de nossos sonhos não se realizem. Saber que o sonho que termina será sempre o fim de uma história e o novo sonho será sempre uma nova história que começa.

- Eu tenho tantos sonhos, mestre! Quero realizar tantas coisas!

- Tenha paciência. Isso o levará a grandes descobertas. Saiba que os seus sonhos não precisam do tamanho do universo. Eles precisam caber no seu mundo. Somente tem escolhas quem sabe sonhar.

- Mestre, e como posso começar?

- Aprisiona um raio de sol, envolva-o com um sonho, e depois de juntar todas as suas esperanças, liberte-o para que inicie o seu novo amanhecer. Depois, a cada dia, seja você a luz dos seus sonhos e se um arco íris surgir, embarque na magia de suas cores com um sorriso iluminado. E ao final da jornada, se não conseguiu dar frutos, pelo menos espalhe suas raízes e fertilize o solo.

E depois o mestre apanhou a minha mão e me guiou pelos caminhos da vida, compartilhando dos meus sonhos e eu de sua sabedoria.

 

  1. Dicionário Houais