Uma história antiga¹

27-11-2016 16:41

Janeiro e as chuvas

 

Quando pequena, em Analândia, morava em uma chácara com nove irmãos e meus pais.

A casa era simples, perto de um moinho de fubá e de um rio, que atravessava a chácara.

No mês de janeiro, conhecido como mês das chuvas, nós tdodos íamos debaixo da mesa, para ouvir a chuva que tamborilava na janela. Ali, escondidos dos trovões, trocávamos ideias e brincávamos.

Meu irmão Nico, brincando, jogou em meu peito uma latinha de massa de tomate. Nossa! Doeu muito! Ele correu, abraçou-me e disse: "Não foi nada, Dalva!".

E assim, nós não brigávamos, mas éramos crianças e fazíamos artes, como toda criança.

A minha irmã Ordália subia no parapeito da janela, só pra fazer graça! E jogva os travesseiros em cima de quem passasse por ali.

A mamãe Filomena amassava o pão, e todos nós, em volta, fazíamos os rolinhos que eram colocados em uma folha de bananeira para assar no forno de barro, que ficava fora de casa.

É muito bom ter uma família numeros, que nos traz tantas recordações...

Saudade dos janeiros chuvosos que molhavam a terra para plantarmos o algodão!

 

 

¹ Baseada na proposta lieterária de Paul Auster.