Espaços de Convivência para Idosos em SP

17-08-2013 21:33

Notícia publicada no portal G1. Só não foram felizes no uso do verbete "creche", que remete a uma fase da vida na qual a criança não tem autonomia, o que não ocorre com Adultos Maiores. Penso muito em fazer algo parecido com esse projeto, mas principalmente para valorizar a convivência e a possibilidade de compartilhar memórias e informações.

 

Em São Paulo, empresárias montam creche para a 3a. Idade

 

Local funciona das 8h às 18h e oferece jogos, pintura e brincadeiras.
Custo varia conforme permanência, sendo, no máximo, de R$ 15 por hora.


 
 
 

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, crescem também as oportunidades de negócio para atender à terceira idade. Em São Paulo, uma empresa investe em uma creche exclusiva para idosos, onde eles chegam pela manhã e voltam para casa no fim do dia. O espaço tem cuidadoras, fisioterapeuta e nutricionista.

A creche funciona durante o dia e oferece jogos, pintura e brincadeiras. As atividades começam às 8 horas da manhã. Os idosos podem ficar até as 18 horas, ou passar apenas algumas horas, de acordo com a necessidade da família. 

“Eles chegam, às vezes, até caminhando devagarzinho, porque ficam muito tempo em casa, sem atividades. Quando começam a frequentar o espaço, a evolução chega a ser bonito de se ver”, diz a empresária Neli de Oliveira.

Ela comanda a creche ao lado da prima Márcia Regina. Neli é técnica em nutrição e Márcia, fisioterapeuta. Há quatros anos, elas  investiram num público que  cresce sem parar no país: o idoso.

Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com mais de 60 anos cresceu 55% entre 2001 e 2011.

“Conversando com um amigo que tem família em Portugal, ele falou pra gente que a avó dele frequentava um centro de convivência. Achei interessante e ele disse que ela gostava muito, que ela voltava pra casa mais comunicativa, mais feliz. Comentei com a minha sócia sobre a ideia, a gente achou muito interessante e resolvemos abrir um espaço”, diz Márcia.

O investimento para montar o negócio foi de R$ 150 mil. O primeiro passo foi achar o espaço ideal para receber os idosos. As empresárias levaram um ano para alugar um imóvel na Zona Leste de São Paulo – uma casa térrea, sem escadas, e com ambientes espaçosos. Tudo para garantir a segurança e o conforto dos usuários, sem nada que atrapalhe a circulação.

O banheiro feminino é todo adaptado para a segurança dos idosos. Na parede ficam os kits pessoais. Cada cesta tem o nome da usuária – onde ficam perfume, creme, pente, escova e pasta de dente. No local, tudo é individual. Nos quartos, cada um também tem seu espaço no armário. 

Atividade física
E os alunos da terceira idade não escapam dos exercícios físicos. De forma leve, eles se movimentam com a ajuda da fisioterapeuta. Na creche, os idosos ficam bem à vontade, eles escolhem as atividades que querem fazer. No horário depois do café da tarde, muitos preferem descansar um pouquinho, bater papo,