Exercício "O Cão Achado" Parte 1

22-07-2013 21:14

Texto – Conto          O cão achado   -   José Saramago

Considerações sobre os “sentimentos de Achado”

O cão achado sente ansiedade, intimidade com a família e já se encaminha á furgoneta com Marta, certo de que iria passear com eles, pelas experiências vividas neste lar.

Ele se sente acolhido e se torna um ser que pertence á família pelo carinho que sente e recebe. 

Ele participa da família em todos os momentos, nas alegrias e nas tristezas, com os sentimentos dos membros Marta e Cipriano Algor, pois esse é o sentido real da família.

Não poderá acompanhar seu dono, então volta para casa na companhia de Marta.

Prestando atenção nos gestos de Marta, com sua sensibilidade percebe sua tristeza e vê lágrimas em seu rosto. Demonstra seu amor e carinho colocando sua cabeça no colo de Marta, olhando docemente para ela  e com sua presença a conforta como a um verdadeiro amigo.

Achado, como todo cachorro sente que há algo errado no ambiente em que vive e com as pessoas de seu convívio e sofre com eles.

Marta sente-se acarinhada pelo amigo querido; a lágrimas vão parando e seus olhos agora observam a beleza e o carinho de seu cão. Esse momento a inspira para um sentimento de alegria  e gratidão, desenhando com o carvão  esse amigo com coração, puro, sincero,  com seu amor incondicional que marcará para sempre a vida de Marta e Cipriano Algor.