Exercício "O Cão Achado"

24-07-2013 20:51

Cipriano Algor, um homem de meia idade, que tinha acabado de perder a esposa e estava muito triste.

Um dia, ao sair do supermercado, foi seguido por um cão até o carro. O cachorro encostou a cabeça em sua mão, como que lhe pedindo um carinho.Cipriano olhou para o cão e falou:

- Vá procurar o seu dono!

 Mas o cão olhou  fixamente em seu olho , como quem dissesse, não tenho dono. Mesmo assim ele virou as costas para abrir o carro. Quando abriu a porta o cão entrou. Ele falava:

- Não posso levá-lo, você deve ter um dono.

O cão abaixou a cabeça com um olhar triste, como  respondendo que não tinha ninguém.  Cipriano resolveu levá-lo consigo. Ao chegar em casa a filha veio recebê-lo  e perguntou:

- O que é isso, papai? Aonde você vai com esse cão?

Ele respondeu:

- Eu o achei, ele estava abandonado .

O cão desceu do carro e abanava o rabo como forma de agradecimento, por ter encontrado um dono. Ele, o cão, perambulava pelas ruas e ninguém o queria. Vendo a casa, o quintal onde poderia correr, ficou mais tranquilo e feliz por encontrar um lar, um amigo, alguém que se importasse com ele. Daí em diante, sempre que Cipriano saia, levava o cão com ele.

Um dia Cipriano disse ao cão :

- Hoje você não vai, vou resolver um negócio, não posso levá-lo.

Sua filha, uma moça nova e bonita. Sempre com papéis e lápis nas mãos, pois estava fazendo seu primeiro projeto, acabara de se formar em arquitetura, o sonho de sua mãe. O pai é quem ia levar o seu projeto.

O cão notou que a moça entregou para o seu pai e entrou, triste. O cão se aproximou e foi encostando a cabeça em sua perna. Ela começou a lhe fazer um carinho e disse:

- Você que é feliz! Sabe, aquele projeto que meu pai está levando, era o sonho de minha mãe, o qual ela não conseguiu terminar. Ela partiu, nos deixou ... Você nos trouxe alegria e já faz parte desta casa.