Exercício Agosto - Depoimento

21-09-2012 19:09

Em pouco tempo aprendi como era prazeroso trabalhar ao lado de meu marido em nossa pequena indústria de  máquinas para laboratório fotográfico. Vivíamos tranquilos, labutando e sonhando  com o futuro. Éramos muito felizes.

Morávamos em São Bernardo do Campo, ainda em casa alugada, mas aos poucos o sonho de construir uma casa num estilo próprio nosso se aproximava mais e mais da realidade pois já conseguimos adquirir um terreno num bairro residencial. Cada dinheirinho sobrando era depositado na poupança para a futura construção.

A vontade de ser mãe crescia, mas primeiro um teto próprio sobre a cabeça, depois pensar em ter filhos, era esse nosso lema.

Meu marido era bastante apolítico e eu, como estrangeira, não tinha direito ao voto, porisso  os acontecimentos políticos passavam quase "em branco" em nossa casa.  Vivíamos no ano 1961, e a partir do início deste ano Jânio Quadros tornou-se o novo presidente do Brasil.

Foi no mês de Agosto que de repente correu o boato que algo não estava bem na política, que, talvez, teria algum tipo de envolvimento militar, o presidente deixaria o cargo.

Isto me atingiu profundamente! Vivi a 2. guerra mundial em Berlim, capital da Alemanha. Toda miséria, sofrimento, dor, medo e fome que passei, afloraram em minha mente, tornando-se quase reais. Eu foi acometida por uma "síndrome do medo". Meu marido tentava me confortar, mas o medo superava os carinhos recebidos. Principalmente eu estava horrorizada com a ideia de passar fome novamente. Imaginei que, como o Brasil é imenso, poderíamos fugir para o meio de mato, onde bombardeios não chegariam, morar em barraca e plantar nossa alimentação.Mas desde a semeadura até a colheita não teriamos alimentos, já que nos não mataríamos nenhum animal, nem pescaríamos, por respeito à vida.

Assim, para me acalmar, ele me levou a um mercado e comprou toda lataria alimenticia ali presente. Lógico que fui com o dinheiro da poupança. A construção teria que ser adiada, mas fome não passaríamos...Sosseguei!

Usei enlatados durante mais de 3 anos. Aquele tempo não tinha prazo de validade impressa nas embalagens, ainda bem que ninguém sentiu-se mal com a comida.

E, realmente, o presidente Jânio Quadros renunciou dia 25 de Agosto 1961, o vice presidente  João Goulart assumiu o cargo até 1 de Abril 1964, quando iniciou-se a era do regime militar. Em 15 de Abril 1964 foi empossado como primeiro presidente do novo sistema governamental,  Castelo Branco.

Li numa reportagem sobre Jânio Quadros que ele declarou, pouco antes de sua morte em 1992, que sua renúncia não passou de um blefe, ele não queria sair!