Exercício das listas

08-05-2013 15:26

 

O ELENCO DAS  12  PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS

Elenquei as coisas que mais tem significado em minha vida e que são passíveis de transformação e mudanças.

 

1 – FÉ : palavra tão pequena, mas de um significado imensurável. Foi me ensinado desde criança, que é muito importante te-la , principalmente a religiosa e o crédito nas atitudes humanas.

 

2 – ESPELHO : Coloquei no sentido de objeto decorativo, reflexivo, o encontro comigo mesma, olho no olho ; mutação, o que eu era e o que sou ; auto ajuda, conversar comigo mesma.

 

3 – CONVIVÊNCIA : está interligada com amizade, família, artesanato e conhecimento . Gosto muito  desta palavra e de sua essência. É o conviver, o diferente, com a experiência e aprendizado.

 

4 – É PROIBIDO : acho uma palavra de exclusão, negação, quando usada para impor situações. Mesmo eu não gostando dela, tenho que conviver com suas formas  de ajuda no sentido de perigo ou alerta, relacionado a usos e costumes.

 

5 – VIAGEM : a minha preferida, porque me realizo, conhecendo lugares e formas culturais de vida. Amo a natureza, observar a variação geográfica e cores variadas de suas paisagens , é um grande agrado para meus olhos.

 

6 – FAMÍLIA : Sentimento de amor e doação únicos. Cultivo os valores que me foram ensinados. Sinto  muita falta dos principais formadores da minha, que hoje estão em outro plano espiritual. Ainda tenho parte dela que procuro estimar e curtir muito. Sinto muita pena de famílias  que estão contribuindo para sua própria extinção.

 

7 – CONHECIMENTO :  o adquirido através da formação profissional. Lembro muito do que meu pai  sempre nos aconselhava e até exigia que estudássemos. Assim como no texto de nossa colega  Lourdes, meu pai também era muito preocupado e apaixonado pela educação.

Ele não pode estudar , pelas dificuldades da vida mas dizia  ainda que a maior herança que um pai  poderia deixar para seus filhos , seriam os estudos. Foi através desse conhecimento  que oportunizou  meu estágio em campo no Projeto Rondon no Estado do Acre.

 

8 -   AMIZADE : a maior forma de carinho e convivência  é o compartilhamento  de grandes e pequenos momentos  importantes de nossa vida.. Procuro sempre conservá-la. Adquiri mais quando fui trabalhar no Estado do Espírito Santo ; mudança para Condomínio onde moro atualmente; nos grupos como  o da Faculdade Terceira Idade das Claretianas;  do alongamento nos Supermercados Enxuto; grupo de Voluntariado  onde atuo; nas viagens; com amigas aposentadas e outras que ainda trabalham onde nos reunimos uma vez por mês em diferentes restaurantes, assim como confraternizações em final de ano.

 

9 – QUEIXA : profissionalmente as ouvi por mais de trinta anos!  Ouvimos muito  em grupos  de amigos, vizinhos  e onde quer que formos , principalmente as de dores físicas e emocional “aqui e acolá”; do sistema político do país. Eu também sou muito “queixosa”, principalmente quando encontro pessoa que tem  paciência em me ouvir, sinto-me acolhida.

 

10 – ARTESANATO : forma de me realizar, em confecionar alguma peça,. Gosto de reciclar tudo que for possível, dou vazão á minha imaginação. Ás vezes não dá certo mas como sou muito teimosa, acaba sendo um grande desafio. Acho que o artesanato é terapêutico , lúdico e criador de novas amizades, tornando-se grande fonte de conhecimento  cultural e regional.

 

11 – ANSIEDADE : sou muito ansiosa. Quando tenho um problema para resolver , exames clínicos para fazer, uma viagem ou uma compra de algo que esperei muito tempo , falo agitadamente, perco o sono.

 

12 – AQUISIÇÃO : (material) a maior que consegui por meus próprios esforços  foi a compra da minha casa e do meu carro ( que por sinal já virou um “poizé”).