Exercício Março Abril

04-08-2012 17:02

MINHA VIDA ... um mar e seus segredos !

Adaptado de uma redação escrita em 1960                                             
(quarta série ginasial Colégio Sagrado Coração de Jesus-Campinas)

 

A minha vida, ora revolta, ora calma foi me colocando á frente de grandes segredos, como um profundo mar azul.

Minha infância foi como um mar pequenino, brando, muito brando, que encerrava em suas pálpebras languidas, muito languidas, todos os segredos da vida que eu tinha pela frente.

Minha adolescência foi como um mar maravilhosamente azul, onde peixinhos dourados, bailavam em meio de sonhos  de purpurina espalhados ao léu e encerrava em suas águas frescas e límpidas,

todos os segredos do amor.

 Na sua superfície, junto a um marulhar sereno, me atraíam todas as belezas de um mundo desconhecido.

Minha vida adulta foi como um mar numa noite escura, ás vezes com tempestades  com seus raios

Luminosos que mergulhavam nas águas revoltas e o ribombar de trovões , ressoando na imensidão do céu  de uma vida cheia de atribulações e compromissos. E nos seus abismos infundáveis  se escondiam os segredos da felicidade, os quais, muitas vezes descobertos, mergulhavam novamente

nas profundezas das águas.

Todos os segredos, que o mar guardava com cautela , foram um a um sendo desvendados.

Mas, então eis que surgiu a velhice, mar de águas mais turvas, trazendo algumas folhas secas de esperança e flores murchas de sabedoria.

Os sonhos de purpurina transformaram-se em pó prateado que vão se desfazendo sobre as águas e

me mostrando fios de cabelos brancos.

Este mar encerra um imutável segredo, mais misterioso e mais fúnebre : o da morte !

Quando eu desvendar este mistério, irei transpor um umbral, tecido com a justiça implacável e guarnecido com a misericórdia de Deus e me encaminharei para um mar onde não haja nem calmarias, nem agitações e muito menos segredos !