Ilusões irônicas

30-03-2016 13:58

Ilusões irônicas

 

Acordo ao som de uma suave melodia que toca no rádio. Lembro que as obrigações deste dia não começam tão cedo e resolvo ficar mais 15 minutinhos  debaixo do cobertor  acolhedor. Ouço outra  música e, em seguida, inicia o tempo reservado para propaganda. Cada produto oferece  suas  vantagens  que sempre são melhores do que as do concorrente ou seus preços são mais vantajosos. Ou ainda o pagamento oferecido em fabulosas parcelas  para atrair os clientes. Quantas maneiras de ludibriar!

A noitinha ligo a TV e sinto-me bombardeada novamente com inumeras vantagens do comércio. Propagandas que são verdadeiras criadoras de ilusões. Agora qualquer dia pode transformar-se em BLACK-DAY, embora este nome foi lançado há anos atras, nos Estados Unidos. Era  apenas um dia por ano,  não sei porque PRETO e não sei porque sempre numa sexta-feira, por isso chamado de BLACK-FRIDAY, dia de liquidação  com preços realmente reduzidos. A finalidade era  vender o resto dos  produtos em estoque e criar assim espaço para recebimento de novas mercadorias. Aqui, alem de copiar o sistema de vendas, ele agora acontece em qualquer dia da semana, é só denominar de BLACK-SEGUNDA  ou BLACK-QUINTA e a  falsa ilusão de fazer ótimas aquisições com fantásticos descontos está criada.

Um dos efeitos mais hilariantes  que eu me lembro, é a criação de papai Noel , este simpático velhinho rechonchudo, sorridente, bochechas coradas, com cara de "vovô bonzinho" em sua roupa vermelha com punhos brancos combinando com a longa barba branca,  o grande saco cheio de presentes  que faz toda  criança sonhar, que aquele brinquedo mais almejado  esteja lá dentro. Não sei quando, mas calculo que pode ter sido  nos anos 1925 a 1930, que a fabrica da Coca-Cola na América do Norte, sofria , nos meses frios dos finais de ano, uma enorme queda nas vendas. Preocupados com um eventual fracasso nos negocios,  os  "donos das bôas ideias" resolveram trocar São Nicolau por Papai Noel. São Nicolau era um franzino, porém bondoso velhinho irlandês (?) que festejava seu próprio aniversário,  dia 6 de dezembro, distribuindo pão de mel e  diversos doces   como presente para as crianças pobres. Este gesto de São Nicolau, ou seja,  oferecer um presente,  agradou a todos e assim começou o costume de trocar presentes entre parentes e amigos.    A Coca-Cola transformou a divulgação de  São Nicolau franzino em Papai Noel gorducho e sorridente com a garrafa de Coca-Cola na mão . Foi sugerida como data para entrega de presentes, o dia  25 de Dezembro, pois já o recem-nascido menino Jesus recebeu presentes dos Três Reis Magos, nesta ocasião. O Natal era festejado em  reuniões, com  grande consumo de "comes e bebes", onde a Coca-Cola passou a reinar.  E  assim foi criada uma  grande propaganda de um pequeno  produto, no mundo todo. A Coca-Cola foi vendida durante o ano todo e não sofreu mais quedas nas vendas, graças a Papai Noel.

Eu me lembro perfeitamente, quando eu era pequena,  ganhava sempre uma bonita caixinha colorida com muito pão de mel e biscoitos recheados com nozes no dia de São Nicolau e brinquedos no Natal. Era também  hábito entre  familias  mais religiosas de contratar um  grupo de 6 crianças vestidas de anjos com asas nas costas e um halo de papel dourado  na cabeça, chamados de "enviados do menino Jesus", para entregar os brinquedos de Natal. Eu mesma, por algumas vezes, fiz parte de um grupo.  Com os presentes, previamente entregues pelas mães, acomodados num trenó enfeitado com galhos de pinheiros e bolas coloridas, seguíamos pelas ruas cobertas de neve e chegando na casa, tocavamos sininhos que trazíamos na mão e entoávamos canções de Natal. As crianças ficavam encantadas. Como recompensa ganhávamos das mães chocolates e guloseimas. 

  Com o passar do tempo,  Papai Noel em sua vistosa roupagem tornou-se a figura central do Natal e São Nicolau  e outros tipos de comemorações foram  cada vez menos  lembrados...Ilusões   de Natal !

Nos dias de hoje, o que mais me choca e até dói, são as propagandas de financiadoras para negativados e pensionistas. " Venham, aqui vocês são bem-vindos, seu nome tem valor!"  Que é isso?  Que ironia! Quem já não recebe o suficiente para  suas necessidades  de viver modestamente, sofrerá os descontos durante longos meses para devolver o empréstimo com juros absurdos.  Quanta ilusão e ironia se escondem nas propagandas....Por isso: "OLHO VIVO"...