Loreley - Junho

13-09-2014 16:11

Os alunos foram convidados a trazer uma história ouvida na infância, real ou ficcional.

 

Histórias que o povo conta

 

Interessante como desde os tempos mais remotos existem incriveis historias ,  não se sabe, se baseadas em algum fato real acontecido ou puramente imaginadas, que tornam-se populares e inesquecidas.  Porem todas  referem-se a acontecimentos assustadores.....  Os cenários quase sempre são ligados à altas torres de castelos,  aos  picos das montanhas  ou as aguas profundas e  turbulentas do mar e dos rios.

Visitando as lindissimas cataratas do Iguassu, dentro do onibus de turismo, vagando pelo  Parque Nacional, o guia contou a historia de amor dos  jovens indios "Naipí" e "Tarobá":....... A tribo dos "Caigangnes" que habitavam as margens do rio Iguassu ("agua grande" em tupi-guarani) consagrou a bela  "Naipí"   ao deus "Pinetron" que sustentava um corpo em formato de cobra.....  Mas durante uma festa, enquanto todos bebiam, Tarobá veio buscar Naipí  e ambos fugiram numa canoa pelo rio.....  Quando Pinetron tomou conhecimento, amaldiçoou os amantes. Raivoso seguiu a canoa e  de repente  torceu e retorceu seu corpo de cobra, abrindo a grande fenda da catarata, na qual a canoa caiu.....Naipí  transformou-se numa rocha e Tarobá virou palmeira a beira do abismo sobre a garganta do diabo......Os dois são eternamente observados pelo monstro vingativo escondido dentro de uma gruta embaixo da garganta.

Estas "historias do povo" existem no mundo inteiro.

Na Alemanha  por exemplo, o rio Reno, um dos tres rios mais  importantes  da Europa, é  navegado por enormes embarcações de transporte comercial e tambem navios de cruzeiros.............A 155 km ao Sul de "Colonia", perto da cidade de "Koblenz" o rio estreita seu leito e faz uma curva de 90 graus, onde em ambos os lados erguem-se penhascos  de dentro  d'agua com 132m de altura,  eu assemelho ao "Pão de açucar" saindo  do mar, só que em linha reta,  formando um paredão como uma falésia.  A agua do rio, na encosta  do penhasco forma varios redemoinhos. Nesta curva do rio aconteceram muitos naufragios. O casco do navio espatifava nas rochas submersas e provocava muitas   mortes.  Até hoje, os grandes barcos  manobram a curva de 90 graus parados e só depois  seguem a rota das aguas...........Este penhasco recebeu o nome de "Loreley".

Algumas lendas de Loreley  tornaram-se conhecidas:

Conta uma delas que no topo da montanha havia um castelo, onde morava uma linda donzela chamada Loreley. Seu  noivo fora chamado para a guerra. Devido a sua beleza muitos outros pretendentes a cortejavam,  mas ela preferiu esperar  o amado. Apos receber noticias que ele voltaria, ela vestiu seu traje de noiva  e dirigiu-se à beira do penhasco de onde ela podia ver todo  movimento do rio.  Ao avistar o barquinho do amado, alegremente acenou e chamou-o pelo nome.  O  feliz  noivo  olhou para cima e assim, descuidando-se das aguas,  bateu o casco do barco  nas rochas, caiu e desapareceu no redemoinho das aguas. Loreley desesperada jogou sua grinalda no rio  e atirou-se nas aguas escuras para ficar perto de seu amor.  O castelo, com o passar do tempo e ausencia de sua bela dona, tambem ruiu e despencou no rio.

A outra versão desta lenda é, até hoje:

Em noites de lua cheia, os navegantes do rio ouvem uma linda voz feminina entoando uma melodia celestial. Quando olham para o alto, avistam sobre o penhasco, uma belissima jovem  vestida de branco,  cantando e penteando os longos cabelos dourados  com um pente de ouro. O fascinio de tão linda miragem impede os navegadores de prestar atenção nos  rochedos e assim muitos acabam naufragando e desaparecem nas aguas turvas.

Uma outra versão está ligada com a presença do diabo, mas eu não gosto, não vou contar!

Mais  outra conta que Loreley  viveu, mas foi considerada bruxa , porem o juiz, apos a condenação  de morte na fogueira, ficou com pena dela e levou-a para viver num convento. Mas, no caminho ela pediu  licença para aproximar-se da beira do penhasco para olhar pela ultima vez, o castelo onde  morava o amado.  E  chegando na beira, ela pulou  para o rio.

No repertório folclórico alemão  tem uma musica chamada "Loreley"  baseada nesta lenda.

 

Muitas lendas  tem semelhança, mas quase todas envolvem-se com morte e com medo, tais como:

O mistério do triangulo das Bermudas  e  a

 lenda dos indios do Amazonas, "Iara, mãe d'agua".

Desde a mitologia grega existem historias ligadas às aguas, como o deus  dos mares Poseidon  em sua carruagem  puxada por  cavalos marinhos, que os romanos chamavam de Netuno, filho de Saturno, irmão de Jupiter,   e outros.

São tantas as historias que nos fascinam ou apavoram que a pergunta é:   Foi  verdade ou é mentira?........Ser ou não ser..........eis a questão,......... como opinava  William Shakespeare.