O sonho e o olhar na vida

26-04-2016 14:26

O SONHO E O OLHAR NA VIDA

 

Era um dia de extrema alegria para Fernando. Há muito se esforçara e se dedicara com fidelidade para conseguir a sonhada promoção. Profissional muito competente.

Saiu da firma eufórico, tinha conseguido, faria surpresa para a família, era dia de comemorar. Passou no supermercado o que raramente fazia para comprar guloseimas, bebidas e quase não conseguia controlar a ansiedade e a felicidade pela conquista com um novo olhar para a vida. Valeu a pena a dedicação.

Saiu do supermercado carregado de compras, andando pela calçada até o carro.

De repente, distraído, sonhando, colide inesperadamente com alguém. Quando se levanta do tombo, as mercadorias esparramadas, assustado, pronto para soltar impropérios: “como não enxerga onde anda?Esta cego? “Mas antes de dar explosão à raiva percebe que colidiu com uma pessoa cega que também estava envolta nas mercadorias espalhadas e não conseguia se levantar porque a bengala estava longe do seu alcance. A raiva pelo tombo passa na mesma hora, e imediatamente seu coração é tomado pela compaixão e pela demonstração de carinho e caridade.

Ajuda a pessoa a se levantar, pede desculpas e se preocupa em saber se havia se machucado, se precisava de cuidados médicos. Os transeuntes se prontificam em ajudar num gesto comum de solidariedade, e tudo se resolveu, ninguém ficou ferido, não houve gravidade e cada um seguiu o seu caminho, mas antes deu seu telefone em caso de necessidade.

Fernando questionou que não são os acontecimentos ou imprevistos que nos trazem aborrecimentos, mas sim a maneira como olhamos os acontecimentos.

No momento ele antevia um futuro feliz com tranqüilidade numa expectativa alimentada pelo sonho, enfrentara desafios e com paciência sublimou situações difíceis, tomando as melhores decisões, sempre fiel que a ótica de Deus abre caminhos.

Ponderando a realização do sonho, Fernando exercitou seu olhar em metas positivas de aprendizado enquanto se dirigia para casa;

- olhar a vida como dom e presente a ser cultivado como graça que precisa ser acolhida com responsabilidade e gratidão;

- olhar para si mesmo, há muita coisa que gostaríamos de mudar em nós que só depende de nós, mas que só conseguimos com paciência e perseverança;

- olhar para o próximo sem as armas que costumamos trazer escondidas no coração, pelo preconceito, pela inveja, pelo medo, pelo ciúme;

- olhar para o próximo como convite para nossa melhora;

- olhar com caridade para aqueles que nos machucam, e que nós machucamos, caridade suficiente para compreendermos que, como nós, são pessoas limitadas, fracas, falhas, sujeitas aos dissabores da vida.

- olhar com gratidão para as pessoas que nos amam e que nos servem, procurando corresponder a elas, saber-se amado, é gota fundamental de cura, em qualquer tempo, em qualquer lugar.

Crer nos sonhos, olhando para a vida com prudência, procurar conselhos e apoio, encarando de frente a realidade do momento, há sempre uma chance de crescer, desenvolver capacidades que desconhecemos e sair fortalecidos das experiências vividas.

Foi um dia repleto de emoções e surpresas que iria compartilhar com a família que o esperava, e juntos festejar a alegria da conquista.