Raio Laser - Junho

09-09-2014 16:56

Exercício relativo à tempestade de palavras. As palavras sorteadas estão destacadas no texto.

 

Raio Laser

O nome  provem do ingles: "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation", ou seja: amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

Que "engenhoca" fantastica!  É um marco na historia da humanidade!

Hoje em dia está presente em todos os momentos de nossas vidas............ Como  começou?

As primeiras ideias surgiram com Albert Einstein, fisico nuclear, ganhador do  Premio Nobel de Fisica em 1921 e Premio Nobel da Paz em 1964 (in memorian).

Albert Einstein nasceu na Alemanha, na cidade de Ulm, em 14/03/1879 e faleceu em 18/04/1955, em Princeton, USA.

Albert Einstein, em 1917,   já desconfiou que a luz poderia ser concentrada em um unico raio, porem a ideia caiu no esquecimento  até o final da 2. Guerra Mundial em 1945.

Tres anos mais tarde, em 1948, tornou-se conhecido  como inventor do raio  Laser, o fisico hungaro Dennis Gabor, que foi agraciado  com o Premio Nobel  de Fisica em 1971. A iluminação artistica ganhou o raio Laser para projetar figuras e faixos de luz para longa distancia que tornaram-se atração obrigatória para  iluminação de palcos  e  grandes eventos ao ar livre.

 E, em 1960 fui apresentado  Theodore Harold Maiman de  Los Angelos como inventor do raio Laser  Ele viveu de 11/07/1927 a 05/05/2007 . Começaram as experiencias  em varias áreas da medicina, porem não com total exito e o raio Laser ganhou o apelido de "raio da morte"

A partir da decada de 1970  o raio Laser reapareceu  para fazer  parte de nosso cotidiano em todas as áreas, tais como: na aviação, navegação e transporte ferreo  em seus paineis de  controle.  Na industria para  cortar metais duros ou medir distancias.  Na tecnologia e ciencia para informação quantica, pinças e cabos óticos. No comercio,  para efetuar a leitura dos codigos de barra no caixa. No banco e nas consultas  como leitor de nossa impressão digital;  nos lavatórios publicos, graças ao sensor com raio Laser, a queda d'agua acontece durante segundos apos colocar a mão debaixo da torneira, assim evitando desperdício de agua;  e  portas automaticas se abrem ao sentir a aproximação de alguem pela ação do sensor com raio Laser.  Em nossas casas para ler CDs e DVDs , maquinas fotograficas , filmadoras  e no mouse do computador.

 Produzido com cristal de rubi dopado com safira , que se mistura com luz confinada por espelhos direcionados e gases, o raio Laser emite um feixe de luz vermelha muito forte .  Hoje é triumfalmente empregado na medicina:  em cirurgias, p.ex.: varizes, eliminação das rugas, desobstrução das artérias coronárias. Na fisioterapia ele substitui  as agulhas da acupuntura, na oftalmologia ele efetua cirurgias de  glaucoma, destruindo assim o enigma da cegueira que abala   em silencio o equilibrio do paciente.

Durante a sessão de aplicação de raio Laser,  o medico e o paciente precisam usar oculos especiais e muito escuros para não sofrer o efeito colateral do raio Laser que pode prejudicar a visão.