Retrospectiva 2013 - Gênero Literário Conto

10-02-2014 15:57

Retrospectiva: o número de veículos motorizados vem crescendo assustadoramente. Nas cidades, nas estradas, nos estacionamentos vemos carros e caminhões cada vez mais modernos e possantes, e que são sinônimos de nosso crescimento econômico. Paralelamente, também podemos observar o número também crescente de acidentes e atropelamentos,destacados nas notícias diárias de nossos jornais.

 

Tarefa: escrever um conto baseado nessa retrospectiva que mais chamou minha atenção.

 

HOLOCAUSTO SEM GLÓRIA

Fim de tarde chuvoso, bem característico dessa época de verão. A atmosfera abafada se mostra propícia ao aparecimento de uma neblina rala, mas persistente, nesse início de noite.

Ruas movimentadas, com grande número de veículos das pessoas que retornam do trabalho. Esse é o cenário em que eu os encontro: adversários aleatórios do destino. Monstro e vítima. Carrasco e condenado. 

Primeiro, vejo o monstro. Olhos esbugalhados, seu brilho varando a tênue neblina. Testa alta, com a altivez dos maus, dos pérfidos. Das narinas bufa uma fumaça ardente. Tem coração de aço, duro, implacável. Formas com simetrias das máquinas: traços definidos, precisos.

Até seu sangue agride. É inflamável.

Depois, visualizo a vítima. Passos apressados, face turva de preocupação: amanhã a hipoteca, as contas, o leite das crianças. Amanhã...

Sua forma humana é frágil, impotente em vista do adversário. Olhos atentos mostram rasgos do aparente cansaço. Sua testa altiva apresenta o início de calvície nas laterais. De suas narinas sai um ar tépido, com rápida cadência, por causa da pressa. Caminha com passadas largas.

Então, de repente dá um passo em direção do asfalto da rua. E eis que o mosntro surge à sua frente. Os olhos do monstro ferem os olhos humanos. Esses demonstram surpresa e desespero. O monstro não para.

Se passa uma eternidade na lentidão de um segundo. 

Rapidamente o monstro continua sua trajetória determinada. Continua com o olhar esbugalhado, testa alta, formas simétricas e coração de aço. 

Impiedoso com a condição humana.