Trovas

14-06-2016 16:46

1

A Velhice é penhora

Para quem não tem memória

Mas quando chegar a sua hora

Vai contar a mesma história.

 

2

A memória sempre me falta

Não consigo me lembrar

De quem todo dia me assalta

Ou a que horas é o jantar

 

3

Neste jardim só tem roseiras

Vou arrumar ali o meu lugar

Vou ficar no meio dele

Para as moças conquistar

 

4

Não quero ficar sem a criança

Que sempre habitou em mim

Se envelheço na cabeça

Na alma fico sempre assim

 

5

Meu encontro é com a moça

É filha do seu Joaquim

O pai é duro na queda

Mas a filha gosta de mim.

 

Trovas humorísticas

 

1

Deus fez o céu e a terra

Construiu até o fim

No descuido até ele erra

Pôs aqui esse povinho ruim

 

2

O silêncio é para os sábios

Quando falam é coisa boa

Os tolos têm nos lábios

Bobagem, intriga e coisa à toa

 

3

Escrever nem sempre é ruim

Desabafar vem primeiro

Se não for um folhetim

Em livro pode virar dinheiro.

 

4

Se a sorte lhe bate a porta

Não a deixe esperar

Lá fora ela não importa

Mande logo ela entrar.